quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Compreensão e respeito no Dia da Diversidade

Com o objetivo de promover a interação entre as religiões, a compreensão e o respeito mútuo, o Movimento Inter-Religioso do Rio de janeiro (MIR) realizou no dia 21 de agosto a Celebração da Diversidade na sede do Instituto de Estudos da Religião (ISER). A partir das 18h, quando tiveram início as atividades da Aldeia Sagrada, os membros do MIR e representantes de mais de vinte tradições religiosas formaram um grande círculo para a celebração da diversidade de religiões.

O Movimento Inter-Religioso, encontro que ocorre todas as terças-feiras, teve origem na segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como ECO-92), na qual o ISER foi convidado a proclamar a vigília interreligiosa. A partir desse momento, decidiu-se que seria criado o Movimento com o objetivo de definir e conversar sobre vários assuntos ligados as tradições.

Realizada desde 2002, a Aldeia Sagrada foi instituída após um encontro da União das Religiões Unidas. Segundo a coordenadora do MIR Maria das Graças Nascimento, a ideia é mostrar que as tradições religiosas podem trabalhar juntas para a construção da cultura de paz.
- A Aldeia Sagrada ocorre durante três dias, nos quais, as tradições ficam juntas, trocam experiências, conversam, se conhecem. Nós temos a consciência que todos nós estamos a serviço da paz, afirmou Maria das Graças.
Entre rezas, danças, músicas e manifestações, o ambiente era rodeado de altares, nos quais as diversas religiões expunham e explicavam suas tradições, além de uma mesa de frutas e uma mandala em homenagem à mãe natureza. A cada ano, a mandala é diferente, a de 2009 é uma árvore, na qual a proposta era que as pessoas escolhessem uma, entre as quatro fitas – que simbolizavam os quatro elementos (água, fogo, terra e ar) –, colocassem o tabaco e a amarrassem na árvore junto com um pedido.

- A árvore é uma homenagem á mãe natureza. Com a participação das pessoas, ela vai ficar cheia de frutos, para depois ser levada para uma terra, na qual será plantada, explicou a Coordenadora do MIR.
As diversas atividades, como palestras, círculos e vigílias religiosas tiveram início no dia 18 de agosto e término no dia 23 do mesmo mês. Ocorridas na Rua do Russel 76, Glória, a programação foi gratuita e aberta a todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Continue comentando e nos ajudando a melhorar a nossa interação.