quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Necessidades dos alunos em foco nas Oficinas Temáticas


Com início no dia 24 de agosto, as Oficinas Temáticas, oferecidas pelo projeto ProUnir no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), apresentaram aos seus alunos a proposta do trabalho, que visa potencializar o desempenho acadêmico dos participantes. Tendo como primeiro tema “Auto-retrato: origem, identidade e inserção dos alunos comunitários na PUC-Rio”, o objetivo foi entrar em contato com os desafios vivenciados pelos estudantes na Universidade e em suas comunidades.

Planejadas a partir das demandas trazidas pelos estudantes, as Oficinas desenvolverão habilidades para leitura, compreensão e produção de textos; reconhecimento e valorização das diferentes linguagens e culturas, além do raciocínio lógico envolvido em cada uma dessas atividades. Divididos em oito grupos de trinta alunos, as necessidades e interesses serão um dos focos dos encontros, tendo como eixo central a leitura, escrita e a formação de leitor.

Uma das responsáveis pelas Oficinas, Ana de Almeida Ribeiro, graduada em Pedagogia pela PUC-Rio explica que é muito importante a participação dos alunos em todas as etapas. A razão é o tema dos encontros, que serão definidos juntamente com os estudantes.

- As oficinas temáticas serão planejadas a partir das demandas trazidas, de acordo com a vivência dos alunos na Universidade, esclarece a pedagoga.

Visando atingir o maior número possível de alunos, as Oficinas são oferecidas em três horários diferentes (manhã, tarde e noite) e em diferentes dias da semana (segunda, terça, quarta-feira e aos sábados). Cada módulo tem duração de um mês e os temas mudam a cada semana, de acordo com o planejamento realizado junto com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Continue comentando e nos ajudando a melhorar a nossa interação.