Com início no dia 24 de agosto, as Oficinas Temáticas, oferecidas pelo projeto ProUnir no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), apresentaram aos seus alunos a proposta do trabalho, que visa potencializar o desempenho acadêmico dos participantes. Tendo como primeiro tema “Auto-retrato: origem, identidade e inserção dos alunos comunitários na PUC-Rio”, o objetivo foi entrar em contato com os desafios vivenciados pelos estudantes na Universidade e em suas comunidades.
Planejadas a partir das demandas trazidas pelos estudantes, as Oficinas desenvolverão habilidades para leitura, compreensão e produção de textos; reconhecimento e valorização das diferentes linguagens e culturas, além do raciocínio lógico envolvido em cada uma dessas atividades. Divididos em oito grupos de trinta alunos, as necessidades e interesses serão um dos focos dos encontros, tendo como eixo central a leitura, escrita e a formação de leitor.
Uma das responsáveis pelas Oficinas, Ana de Almeida Ribeiro, graduada em Pedagogia pela PUC-Rio explica que é muito importante a participação dos alunos em todas as etapas. A razão é o tema dos encontros, que serão definidos juntamente com os estudantes.
- As oficinas temáticas serão planejadas a partir das demandas trazidas, de acordo com a vivência dos alunos na Universidade, esclarece a pedagoga.
Visando atingir o maior número possível de alunos, as Oficinas são oferecidas em três horários diferentes (manhã, tarde e noite) e em diferentes dias da semana (segunda, terça, quarta-feira e aos sábados). Cada módulo tem duração de um mês e os temas mudam a cada semana, de acordo com o planejamento realizado junto com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Continue comentando e nos ajudando a melhorar a nossa interação.